Logo CBH Rio das Velhas

FestiVelhas contou com exposição sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas 4y5pb

08/07/2015 - 20:52

Ocorrido no último sábado (4), no Parque Ecológico de Itabirito (MG), o FestiVelhas teve como tema a “Cultura da Escassez”. O evento foi uma grande manifestação em favor das águas, com programação que contou com uma exposição sobre a bacia, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). 355i10

Uma tenda em frente ao lago do Parque Ecológico foi montada para mostrar ao público presente a dimensão da Bacia, bem como os Subcomitês que a integram e as características de cada região por onde o Rio das Velhas a. A equipe e Mobilização do CBH Rio das Velhas esteve presente acompanhando os visitantes, tirando dúvidas e estimulando o uso sustentável da água.

festivelhas_cbhvelhas_tantoexpresso_credito_michelleparron_web-144

Uma das visitantes da exposição foi Lúcia Monteiro, que é enfermeira e mora na região de Itabirito há 12 anos. “Estou adorando o FestiVelhas e, em especial, a exposição. Fiquei satisfeita em aprender mais sobre o Rio das Velhas e, principalmente, sobre a sua importância, não só para a região onde eu moro como também para outas cidades” diz.

Quem visitou a tenda pôde aprender que o Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia do rio São Francisco e que possui cerca de 761 km de extensão, 38,4 m de largura média, drenando uma área de 29.173 km2. Também puderam saber que a nascente do Rio encontra-se no município de Ouro Preto, desaguando no rio São Francisco, a jusante da barragem de Três Marias.

collage2Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso/Michelle Parron

“Uma informação importante que adquiri aqui foi a de que o Rio das Velhas é o principal rio que abastece a região metropolitana de Belo Horizonte. Adorei visitar a exposição. Conhecimento nunca é demais”, afirma José Geraldo da Silva, morador de Itabirito há 73 anos.

Em 2015, o FestiVelhas teve a sua quinta edição e encerrou as atividades da Semana do Rio das Velhas, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de julho. Estiveram presentes artistas, agentes culturais, professores e estudantes, no intuito de promover a preservação e a discussão da diversidade cultural. O evento teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a cultura da bacia, traçando um histórico para que os participantes pudessem compreender a atual situação do Rio das Velhas.

Veja as fotos do FestiVelhas 2015 3k153f

[Gallery-H album=’FestiVelhas04072015ItabiritoMG’ template=’t1]

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
[email protected]