“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Essa frase de Albert Einstein, além de inspiradora, diz muito sobre o valor da educação e do aprendizado. Afinal, como todos sabem, a educação é uma parte fundamental da revitalização de nossos rios. E, com o Rio das Velhas, isso não é diferente. mhg
É nesse contexto, buscando legitimar a Educação Ambiental enquanto ferramenta de transformação social, que nasce a campanha “Velhas Eu Faço Parte: Aprendizado que Revitaliza”. A ideia é reforçar que é por meio do aprendizado contínuo e conjunto que conseguimos transformar a realidade, conectar pessoas e setores diferentes, ampliar as formas de enxergar o Rio das Velhas e seu valor, formar jovens e líderes que seguirão com esses ensinamentos, e renovar conceitos e práticas capazes de manter o rio e o seu entorno vivos.
A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A Lei 9.795/1999 dispõe sobre a Educação Ambiental no país e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Conheça!
Programa Velhas Vivo: esse é o nome que abriga uma profusão de atividades componentes do Plano de Educação Ambiental (PEA) do CBH Rio das Velhas. Aprovado em 2024, o PEA tem um horizonte de planejamento de quatro anos (2024 a 2027) e busca sensibilizar a comunidade inserida na bacia hidrográfica sobre questões que envolvem os principais fatores de pressão que impactam a qualidade ambiental do território e a necessidade premente de preservá-lo, visando a adoção de posturas socioambientalmente responsáveis em favor dos recursos naturais locais.
e o PEA do CBH Rio das Velhas na íntegra!
O rio ensina.
Ensina a seguir seu ritmo mesmo quando o mundo acelera desenfreado.
Ensina que a vida, embora frágil, tem uma força imensa.
Ensina que, se cuidarmos dele, o retorno é cheio de bênçãos e frutos.
Esse é um aprendizado que não tem preço. É aprendizado que transforma, que conecta, que forma, que amplia, que renova.
Mais do que um conhecimento, um movimento. Saber que vira ação e que clareia pensares.
Aprendizado que revitaliza e que faz parte de nós.
São muitas as iniciativas e parceiros que trabalham a educação para a sustentabilidade na Bacia do Rio das Velhas. Conheça algumas delas!